Processo de aplicação em madeira sólida

Os acabamentos em madeira (velaturas, tapa poros, vernizes...) dão uma aparência e a proteção desejadas. Estas camadas devem ser aplicadas com perfeição na superfície da madeira para evitar problemas como as manchas, as auréolas, os sombreados, a casca de laranja e as bolhas. Temos disponíveis várias soluções para cada revestimento, para o ajudar a resolver estes problemas de acabamento, enquanto economiza produto!

VELATURAS

A aplicação de velatura na madeira melhora o seu aspeto evidenciando os veios, unificando as diferentes tonalidades e reduzindo o risco de mudança de cor ao longo do tempo. As variedades de madeira mais comuns são melhoradas com velaturas. A velatura é aplicada apenas em madeira maciça; nunca em MDF ou painel de partículas. A nossa gama de produtos Airspray proporciona os melhores resultados de acabamento possíveis!

blotching effect
Já encontrou alguma vez o EFEITO DE MANCHAS ao aplicar velaturas?

Este fenómeno ocorre geralmente em superfícies planas quando as partículas de velatura não são aplicadas de forma homogênea.

Para resolver qualquer efeito de manchas, recomendamos a pulverização Airspray HVLP combinada com o VORTEX e RESTRITOR:

halo stains
Já encontrou alguma vez o EFEITO DE AURÉOLAS ao aplicar velaturas?

Este fenómeno, que ocorre principalmente em peças de formas complexas como bordas ou cantos, resulta da barreira criada pelo ar de pulverização que impede que as partículas de velatura cubram as bordas.

Para resolver qualquer efeito de auréolas, recomendamos a pulverização Airspray HVLP combinada com o VORTEX e RESTRITOR:

Stripping effect
Já encontrou alguma vez o EFEITO DE SOMBREADOS ao aplicar velaturas?

Este fenómeno ocorre quando o leque de pulverização não está equilibrado. As partículas de velatura estão mais concentradas em algumas áreas do leque o que vai originar uma faixa de cor diferenciada na peça.

Para resolver qualquer efeito de sombreado, recomendamos a pulverização Airspray HVLP combinada com o VORTEX e RESTRITOR:

diferenças de cor
Já encontrou alguma vez o DIFERENÇAS DE COR ao aplicar velaturas?

Este fenómeno ocorre geralmente quando se aplica uma quantidade de velatura diferente em duas peças diferentes do mesmo produto final.

Para resolver qualquer efeito de diferenças de cor, recomendamos a pulverização Airspray HVLP combinada com o VORTEX e RESTRITOR:

tecnologia Airspray
A tecnologia patenteada AIRSPRAY VORTEX da Sames é a resposta!

A aplicação de velaturas na INDÚSTRIA da MADEIRA com pistolas de pressão Airspray podem gerar manchas que exigem um trabalho demorado de retoque que se torna dispendioso!

A nova pistola FPro equipada com as novas tecnologias desenvolvidas, Restritor e Vortex, permitem:

  • um acesso facilitado às peças com zonas de difícil acesso (graças ao efeito Vortex)
  • a aplicação de um filme perfeito sem manchas (graças ao efeito Vortex)
  • uma aplicação rápida em menos passagens
  • um overspray mínimo que permite melhores condições de trabalho e reduz a manutenção da cabina de pintura (graças ao efeito do restritor)

EFEITOS ESPECIAIS

Os sombreados são uma técnica usada para aplicar tinta decorativa para dar uma aparência envelhecida. É a solução ideal para móveis de madeira com aparência antiga. Depois de aplicados estes sombreados, eles devem ser cuidadosamente limpos.

Sombras em madeira sólida
Já encontrou alguma vez o EFEITO DE SOMBREADOS depois de aplicar tintas de retoque?

Este fenómeno ocorre por causa do leque irregular que resulta de pouco ou demasiada tinta de retoque aplicada durante a produção.

Para resolver as inconsistências na aplicação do filme, recomendamos a utilização da tecnologia de pulverização Airmix®:

Tecnologia Airmix
Airmix® É A RESPOSTA!

Quando é necessária uma camada de revestimento repartido em madeira sólida & um acabamento brilhante em MDF, recomenda-se a tecnologia Airmix® para aplicar clear coat e top coat.

O clear coat e o top coat necessitam ter uma certa espessura. Em Airspray, são necessárias muitas camadas para obter a espessura de filme desejada e perde-se muito produto com o excesso de overspray. Em Airless® , aplica-se muito produto.

Graças à baixa velocidade da partícula de tinta e à adição de uma pressão de ar de atomização de 0.5 bar, o Airmix® mantém um máximo de solvente nas partículas de cor durante a pulverização. O ar adicional de 0.5 bar  acompanha a partícula de tinta até que ao substrato e evita o movimento de ar em torno das partículas para evitar a evaporação do solvente. Quando pulveriza clear coat ou top coat, o solvente ajuda a suavizar a tinta para um acabamento brilhante e uniforme. A ausência de fenómenos de evaporação do solvente com a nossa tecnologia Airmix® ajuda a prevenir os efeitos da casca de laranja.

PRIMÁRIOS (PRODUTOS UV & NÃO UV)

A aplicação de primários é usada entre as etapas de acabamento para garantir uma penetração uniforme das velaturas e acabamentos, para evitar o escorrimento das velaturas e selantes, e formar uma boa base para o acabamento. Geralmente, são usados primários PU, acrílico, celulósico e H2O. Na maioria dos casos, é necessária apenas uma camada de selante em madeira sólida.

Bolhas
JÁ ENCONTROU ALGUMA VEZ O EFEITO DE BOLHAS AO APLICAR PRIMÁRIOS?

Este fenómeno ocorre geralmente como consequência do ar que permanece dentro do filme.

Para resolver qualquer problema de bolhas, recomendamos a utilização da tecnologia de pulverização Airless® Skill:

Para aplicar Primário, recomendamos o uso do Airless® com a tecnologia Skill:

Tecnologia Airless
A TECNOLOGIA PATENTEADA AIRLESS® SKILL DA Sames É A RESPOSTA!

Airless® - combinada com a tecnologia com bico Skill - é recomendada para aplicar tintas UV e primários em madeira sólida & MDF.

Quando se pulveriza tinta UV, a adição de ar de atomização irá criar bolhas na estrutura do filme durante a aplicação. Em comparação com uma aplicação clássica Airless® , a tecnologia Skill Tip usa metade da pressão para aplicar as partículas de tinta, limitando assim a evaporação do solvente. Evitam-se as bolhas e alcança-se uma qualidade de acabamento superior.

Quando se aplica Primário, é preciso construir uma certa quantidade de camadas antes da lixagem. A baixa velocidade da pintura com a tecnologia Skill Tip, quando comparada a uma Airless® clássica, permite menos overspray e uma pulverização mais próxima do substrato. Isto resulta numa melhor taxa de transferência e uma estrutura do filme mais espessa.

 

 

VERNIZES

Aplica-se verniz para efeitos de estética (brilho, mate) e/ou de proteção (poeiras, poluição, ultravioleta) para formar um filme sólido e incolor. Na maioria das vezes, o verniz é usado como a camada final em madeira sólida. O verniz é transparente e pode ser aplicado numa única camada.

Casca de laranja
JÁ ENCONTROU ALGUMA VEZ O EFEITO CASCA DE LARANJA AO APLICAR VERNIZES?

Este fenómeno ocorre geralmente quando se adiciona muito ar ao leque de pulverização ou se aplica muito produto a uma camada na peça.

Para resolver qualquer efeito de casca de laranja, recomendamos a utilização da tecnologia de pulverização Airmix®:

Tecnologia Airmix
AIRMIX® É A RESPOSTA!

Quando é necessária uma camada de revestimento repartido em madeira sólida & um acabamento brilhante em MDF, recomenda-se a tecnologia Airmix® para aplicar clear coat e top coat.

O clear coat e o top coat necessitam ter uma certa espessura. Em Airspray, são necessárias muitas camadas para obter a espessura de filme desejada e perde-se muito produto com o excesso de overspray. Em Airless® , aplica-se muito produto.

Graças à baixa velocidade da partícula de tinta e à adição de uma pressão de ar de atomização de 0.5 bar, o Airmix® mantém um máximo de solvente nas partículas de cor durante a pulverização. O ar adicional de 0.5 bar  acompanha a partícula de tinta até que ao substrato e evita o movimento de ar em torno das partículas para evitar a evaporação do solvente. Quando pulveriza clear coat ou top coat, o solvente ajuda a suavizar a tinta para um acabamento brilhante e uniforme. A ausência de fenómenos de evaporação do solvente com a nossa tecnologia Airmix® ajuda a prevenir os efeitos da casca de laranja.