O conhecimento, a compreensão e experiência da SAMES KREMLIN tornam as linhas de pintura automóvel mais competitivas!

20/Apr/2018
A SAMES KREMLIN tem uma experiência global em linhas de pintura automóvel para a aplicação de pintura e PVC em todo o mundo
Solução linha de pintura Automóvel
Solução linha de pintura Automóvel

Christophe Denis-Bosio da SAMES KREMLIN fala-nos das soluções de pintura automóvel que permitem um ótimo retorno do investimento!

Restrições orçamentais, redução de riscos, tecnologia comprovada, Retorno do Investimento… cada comprador é confrontado com estas questões quando tem de tomar uma decisão de investimento, quer se trate de instalações novas ou instalações a modernizar. Independentemente da taxa de investimento, existem muitos parâmetros a considerar e alguns parecem mais importantes que outros. Paradoxalmente, eles não são necessariamente os parâmetros desencadeadores.

Então, como abordar este assunto?

A indústria automóvel requer produtos e soluções fiáveis e de alta qualidade. Exige também melhoramentos constantes de todo o processo. A tendência atual é a de uma personalização crescente dos veículos, que só se alcança quando se presta mais atenção aos detalhes, tanto no interior como no exterior das carroçarias. As  aplicações robóticas permitem um acabamento de qualidade e a flexibilidade na applicação de vários materiais em qualquer tipo de veículos.

A SAMES KREMLIN tem uma experiência global e de longo prazo nas linhas de pintura automóvel. Estamos presentes nalguns dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Esses fabricantes de automóveis utilizam os nossos produtos porque lideramos a tecnologia no mercado da pintura e aplicação de PVC.

O conhecimento, a compreensão e experiência da SAMES KREMLIN permitem que os clientes se tornem mais competitivos.

Avaliar só por si o valor do investimento não é o único parâmetro a ter em conta, é preciso temabém considerar o impacto no custo por unidade (CPU) produzida e os custos de exploração para manter a instalação.

No caso da implementação de um novo processo, com uma capacidade de produção superior ou de novos modelos e cores, mas com custos de exploração inferiores, os especialistas da SAMES KREMLIN ajudam-no a conceber um sistema adequado para permitir o melhor desempenho e capacidades possíveis. A escolha será baseada no projeto do cliente. O conhecimento e a experiência da Sames Kremlin consistem em encontrar o equilíbrio perfeito entre a complexidade da instalação e a necessidade real de produção.

A vasta gama de produtos da SAMES KREMLIN dedicada ao mercado automóvel fornece respostas aos problemas de todos os clientes: desde a bomba ao aplicador.

Afim de visualizar o que entendemos por conhecimento e experiência, escutemos os especialistas em automóvel da SAMES KREMLIN: um estudo de caso feito por Dov Chemouny (Business Development Manager) consiste em fazer a comparação da aplicação de tinta em pulverização eletrostática com carga interna ou carga externa: “Os atomizadores bell com carga eletrostática interna são mais potentes e permitem aplicar a uma velocidade do robot mais elevada – cerca de 800mm/s – enquanto os atomizadores bell com carga eletrostática externa aplicam a uma velocidade máxima de 500mm/s em condições razoáveis. Isto permite limitar o número de robots de aplicação a quatro em vez de seis e de limitar o comprimento da cabine bem como os investimentos em robots e cabines”.

A energia é muito cara e quanto mais o tamanho da cabine for otimizado, maior será a economia de custos para o cliente em termos de fonte de calor ou ventilação de ar. Isso significa que um processo de carga interna eficiente permitirá reduzir de 25 a 30% o comprimento da cabine, e portanto o fluxo de ar, e também a energia usada para condicionar, filtrar e soprar o ar na cabine. O desperdício de tinta durante a limpeza do atomizador e da sua mangueira de alimentação para cada fase de mudança de cor é uma variável muito importante no desempenho do processo de pintura assim como é valiosa para o custo de funcionamento global do processo de pintura.

Neste ponto, cada cc de tinta ou solvente efetivamente poupado durante o processo de mudança de cor, tem importância. E ir buscar os valores de marketing a uma brochura de produto e considerá-los como um dado fiável para a estrutura de custos é um dos erros que frequentemente encontramos. Apenas um consumo de produto medido no local nos fornece os valores corretos a serem integrados no CPU da peça produzida.

“A tecnologia de carga interna, como a do atomizador Accubell EVO, permite economizar tinta durante a mudança de cor. Com a tecnologia EVO, a economia de tinta é em média de 17 cc por mudança de cor em comparação com uma bomba de emgrenagens convencional instalada no braço do robot, com uma média de 50 cc de perda de tinta por mudança de cor. Mudanças de cor maiores e mais frequentes resultam em amortizações mais rápidas.”

É um erro também considerar apenas as perdas ligadas ao processo, quando o essencial do desempenho é proveniente de uma aplicação de pintura ideal. Ter as configurações certas, a melhor taxa de transferência possível e um acionamento rápido do pulverizador para reduzir o overspray na peça, irá afetar e muito, o consumo de tinta. Normalmente, esquecemos um último parâmetro, mas não menos importante, que é o controlo do caudal de tinta. Um sistema de bomba de engrenagem substituiu eficientemente os antigos reguladores de pressão, com um sistema de ciclo fechado, melhorando a precisão do caudal de +/-10% a +/-5% para 3% nas melhores condições quando a bomba é nova e está bem calibrada. Agora, se considerar um sistema volumétrico, como o Accubell e o servomotor de dosagem que pode controlar abaixo de +/-1% do caudal de tinta, são toneladas de economia de produto por ano.

Alta tensão

Outro benefício do nosso conceito, que permanece desconhecido para o grande público, é a forma como a SAMES KREMLIN gere o carregamento de alta tensão. Mantemos um nível constante de alta tensão, independentemente do nível atual de corrrente, até o limite do sistema. Isso permitirá uma espessura constante da película de tinta na peça, qualquer que seja a configuração do atomizador. Há quem tenha a tendência para reduzir a alta tensão quando a corrente aumenta, por os atomizadores estarem sujos e cobertos com excesso de pulverização após poucas horas de produção, o que reduz automaticamente a espessura da tinta.

Levando isto em consideração, são novamente toneladas de tinta desperdiçadas no final do ano enquanto se aumenta a espessura média aplicada para garantir que se está acima do valor mínimo quando as condições se tornam mais severas, corrente alta e tensão baixa.

A SAMES KREMLIN mantém uma alta tensão constante, o que significa uma espessura constante, e permite ajustar os parâmetros de espessura e o caudal de tinta para um nível certo com uma tolerância muito pequena.

A escolha final pertencerá ao fabricante na leitura das comparações entre as duas tecnologias propostas: um baixo investimento, tecnologia simples, mas com ajustes complexos do processo de pintura, menores desempenhos e gestão de produção difícil (condições estáveis da cabine, operações de limpeza) virão com a tecnologia de carga externa para tintas à base de água. Enquanto um investimento maior, um sistema complexo, mas com melhores desempenhos, uma estabilidade do processo e um melhor ROI serão dados pelo sistema de carga interna de Accubell EVO.

Independentemente das capacidades de engenharia ou das qualidades dos produtos propostos, um cliente do setor automóvel deve apoiar-se num parceiro capaz de fornecer um alto nível de serviço e de proximidade à sua dimensão global. Isso reduz o risco de investimento e de produção. A SAMES KREMLIN demonstra constantemente a sua capacidade de satisfazer ambos os critérios de uma forma abrangente.

Outro estudo de caso com a experiência da SAMES KREMLIN em engenharia automóvel pode ser encontrado nas instalações da VW em Poznan (Polónia).

“A VW produz diferentes variantes do Caddy e o Caddy Maxi, mais comprido em 48cm, é feito na mesma linha de produção. O VW Bus T6 está também a ser construído, o que requer uma considerável flexibilidade na pintura de interior. Além disso, todos os modelos podem ser configurados individualmente para as portas traseiras e portas deslizantes – as portas deslizantes podem ser encomendadas à direita ou à esquerda ou em ambos os lados. Na parte traseira, o cliente pode também escolher entre uma porta traseira ou meia porta. Além disso, o T6 continua a funcionar como plataforma ou para a construção de veículos especiais.”

A SAMES KREMLIN tem a capacidade de engenharia para propor mais produtividade e qualidade com menos consumo de tinta, pois a pintura do interior é automatizada pelo rastreamento de linha – uma obra-prima da engenharia de controlo. Os produtos Premium devem ser acompanhados de soluções de engenharia premium,  fornecidos pela SAMES KREMLIN e sua rede mundial de parceiros sólida, e finalmente, com serviços premium para manter a melhor ferramenta de produção durante toda a vida útil da instalação. Protege assim os seus investimentos, a sua produção e portanto, o seu retorno do investimento.

Viva o ROI!

Autor: Christophe DENIS-BOSIO - SAMES KREMLIN Marketing Manager