Aplicação 1K de médio volume
No domínio do fabrico de baterias para veículos eléctricos (VE), o processo de colagem de células prismáticas e cilíndricas, juntamente com a colagem estrutural, exige a utilização de colas 1K com volumes médios. Estas colas desempenham um papel crucial na união segura de diferentes componentes no conjunto da bateria. Embora exista uma vasta gama de colas 1K adaptadas para a colagem de estruturas, a seleção do tipo e volume de cola adequados é fundamental para garantir o melhor desempenho e fiabilidade do conjunto de baterias.

Que componentes são mais adequados?

O armário de controlo IS5000 destina-se a colagem, sistemas de aquecimento e estações ram. Foi concebido para sistemas de adesivos simples, duplos, twin e 2K.
Além disso, é compatível com as soluções da Indústria 4.0, permite uma manutenção preditiva e supervisiona os sistemas de controlo de visão.

As estações de bombagem Sames Intec são conhecidas pelo seu design comprovado e duradouro. O sistema para o transporte de materiais de alta viscosidade pode funcionar a frio ou totalmente aquecido, com um sistema de barril simples ou duplo (20/30/50/200 litros). Uma grande variedade de juntas, potências de bomba e capacidade de alimentação cobrem todos os tipos de aplicações.

As nossas unidades de dosagem asseguram a melhor precisão e uma dosagem exata para aplicações de elevada viscosidade. O shotmeter elétrico iKS1 abrange capacidades que vão de 50 a 400cc e funciona com um princípio FIFO.

A gama de cabeças de aplicação convence graças à sua grande variedade e fácil manutenção.
Os nossos bicos variam de 0,4 a 8,0 mm de diâmetro e de 12 a 50 mm de comprimento.

Um sistema de visão de vanguarda assegura um posicionamento preciso do cordão, dimensão e continuidade em tempo real. Integra-se perfeitamente no equipamento de colagem, oferecendo uma localização automática do cordão dentro das áreas de contorno designadas.
Em cooperação com os principais fabricantes de equipamento de inspeção para pérolas adesivas, disponibilizamos sistemas de inspeção de costuras em 2D e 3D como opção. São úteis para verificar a aplicação de material das unidades de dosagem 1K e 2K.

Para algumas aplicações em carroçarias em branco, recomenda-se o pré-tratamento das superfícies antes do processo de colagem para garantir um substrato limpo e adesivo. Este é o caso se o componente tiver resíduos de gordura, óleo ou pó. Se tal não for feito, o fabricante arrisca-se a reduzir a aderência e a eficácia total da colagem.
O sistema de limpeza ATMR comprovado da gama Sames Intec foi especialmente desenvolvido para o pré-tratamento de superfícies na construção de carroçarias. O sistema baseia-se em cubos de feltro que são embebidos em agente de limpeza e, em seguida, passam ao longo do trajeto de aderência previsto para o componente.