Aplicação de insonorizantes LASD em linhas de pintura

Soluções robóticas avançadas para a aplicação de insonorizantes LASD (Liquid Applied Sound Deadener) nas área dos automóveis onde é necessário o controlo da vibração.
Aplicação LASD
Aplicação LASD

insonorizante líquido (LASD) substitui agora as tradicionais placas amortecedoras acústicas. O LASD à base de água é a alternativa moderna com uma redução significativa de peso. Este novo material permite reduzir o peso, os custos e os stocks ao longo da linha de montagem. Além disso, a utilização de um robot permite adaptar o tamanho e a espessura de cada aplicação, em função do modelo do automóvel e reduzir o peso. O processo robótico permite também de modificar facilmente o padrão para aumentar o desempenho de amortecimento, conforme as necessidades.

Os fabricantes de LASD criaram um material acrílico de base aquosa a pedido dos construtores de automóveis (OEMs) que desejavam um material com uma densidade mais baixa e mais amigo do ambiente. Alcançando 50% de redução da massa em comparação com os cordões tradicionais, este material é também compatível com as economias de energia e as temperaturas de cozedura mais baixas utilizadas hoje em dia para o tratamento das carroçarias dos automóveis. O desafio da utilização deste novo material está relacionado com o equipamento de bombagemo e de dosagem devido à sua maior viscosidade e abrasividade. A utilização destes materiais em contacto com o produto requer que as bombas, os reguladores e as câmaras de dosagem sejam fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade, como os fabricados pela Sames. Para as carroçarias em alumínio, os modos de vibração são deslocados para uma alta frequência (mais de 300Hz) em comparação com carroçarias em aço. Os fabricantes de materiais estão a adaptar os seus produtos químicos, e o processo de aplicação necessita de uma dosagem precisa para obter um desempenho do amortecimento mais eficaz, com a boa espessura e a posição correcta do material nas placas. A célula robótica LASD aplica-se na superfície do chão das carroçarias dos automóveis. 

A aplicação de insonorizantes LASD baixa drasticamente o ruído e as vibrações para um maior conforto do passageiro.

Soluções completas que garantem

Performance
  • Cabeçal multi-bicos flexível & compacto para a extrusão
  • Controlo de regulação StreamLoop baseado na experiência Sames
  • Recirculação do produto: da pistola à bomba de alimentação
Produtividade
  • Solução económica
  • Equipamento leve para uma aplicação robótica de alta velocidade
  • Compatível com pequenos robots
Durabilidade
  • Solução completa da bomba ao aplicador
  • Equipamentos altamente fiáveis
  • Gama de bombas que se adapta às exigências de caudal e de pressão

Concept Layout

Dispense Layout
(1) Elevador
(1) Elevador

Elevador 1000 L tipo acordeão

REXSON 40-4B750
(2) Bomba de alimentação e recirculação
  • Bomba de alimentação e recirculação
  • Alimentação durante subida & descida
  • Design simétrico para um melhor equilíbrio de pressão
  • A bomba mais eficiente nos circuitos de alimentação
L1K Picture 2
(3) Regulação StreamLoop
  • Alto volume, alta pressão e alto caudal
  • Versátil e compacta
  • Grande durabilidade mesmo com materiais abrasivos
3D HEAD LASD APPLICATION
(4) Aplicação robótica
  • Pistola 3D compacta & leve
  • Recirculação no bico 
  • Sensores de pressão e de temperatura

As últimas tendências de aplicação LASD


 Dosagem precisa para economias de produto:

L1KO design da unidade de dosagem L1K segue estas especificações para todos os tipos de aplicações precisas e de alto caudal na selagem em oficinas de pinturas e na distribuição de insonorizantes. O medidor elétrico é o mais versátil e compacto do mercado; apesar da sua grande capacidade de 1300cm3, a forma especial da câmara com a função First in/First out (FiFo) permite distribuir apenas 10cm3 sem qualquer risco de ficar material no interior. As dimensões externas e o peso do L1K são metade do dos sistemas de dosagem da concorrência, e pode ser fixado na horizontal ou vertical conforme necessário para poupar espaço na oficina de pintura. Com um caudal máximo de 9L/min (150cm3/seg) e uma pressão de 250bar, a unidade de dosagem cobre a gama completa de aplicações de pintura: impermeabilização inferior da carroçaria (UBS), revestimento inferior da carroçaria (UBC), impermeabilização interior da carroçaria (ISS), impermeabilização fina, insonorizante de aplicação líquida (LASD). Normalmente, ter uma unidade de dosagem de grande volume pode ser uma desvantagem para a precisão, mas o pistão desta unidade tem um curso de 300mm de comprimento, pelo que uma pequena quantidade de produto é empurrada através do pistão. Além disso, graças ao resolver de 24 bits no motor, o controlador tem 16.000.000 valores por volta, para apenas 0,57cm3. Isto faz com que o L1K seja a ferramenta mais versátil para distribuir alguns cm3 ou várias centenas de cm3 para todos os tipos de aplicações de impermeabilização. Para que o processo seja rápido, o enchimento da unidade de dosagem deve ser mais rápido do que o tempo necessário para posicionar as carroçarias na cabina. Com uma pressão de enchimento de 80 bar, o tempo de enchimento completo é de apenas 10 segundos com o LASD mais viscoso testado, eliminando a necessidade de unidades de dosagem em tandem dispendiosas.

Uma boa ferramenta de aplicação para um resultado perfeito:

L1KPara economizar tempo, um aplicador com três cabeças é também um benefício. Cada bico da cabeça aponta numa direção diferente, o que permite ganhar tempo de posicionamento do robot. Esta característica é particularmente útil quando o robot de aplicação está no interior de uma carroçaria de automóvel, onde os movimentos dos três primeiros eixos do robot são limitados, apenas podendo rodar o punho. Ter três bicos orientados no mesmo aplicador reduz o número de rotações necessárias e poupa  até 30% do tempo de ciclo. A cabeça 3D economiza tempo graças ao seu corpo de eixo longo para uma melhor acessibilidade em espaços estreitos e à rotação dos bicos feita pelo 6º eixo do punho do robot.  Mesmo após três voltas, todas as ligações de mangueiras e cabos permanecem no braço do robot, evitando qualquer contacto com a carroçaria do carro e o desgaste das mangueiras.

A grande agilidade da cabeça 3D deve-se ao seu peso leve, ao posicionamento traseiro do seu centro de gravidade e ao facto de todos os acionadores e ligações de agulha estarem localizados na extremidade traseira do aplicador de 300mm. O peso é de apenas 3,7kg a 115mm do punho do robot, o que permite uma maior velocidade de aplicação. Os resultados finais da aplicação dependem da escolha dos bicos. Para o LASD, propomos dois tipos de bico: um bico de leque plano de largura variável, ou um bico grande para um leque plano de ângulo constante. Para a impermeabilização, recomendamos o bico de leque plano, e de leque em cone oco para revestimento por baixo da carroçaria, ambos os bicos têm um ângulo constante, pelo que a distância de aplicação também regula a largura. Na cabeça 3D, as três agulhas fecham o gatilho mesmo atrás do bico, de modo a que o produto circule durante o tempo de espera. O produto tixotrópico permanece sempre pronto até que o gatilho seja aberto para a aplicação seguinte, o que elimina a necessidade de limpeza de cada pistola, economizando produto.

A unidade de dosagem deve funcionar de forma fiável durante um longo período e oferecer um tempo de vida prolongado:

A unidade está portanto equipada com um parafuso de rolo cromado duro de grandes dimensões e uma guia linear tripla com casquilhos de esferas. Demos especial atenção à impermeabilização do pistão. Este é feito de Fluorotrel, um material com excecional resistência ao desgaste e de baixa fricção, com as três juntas inseridas num cartucho com lubrificação para prolongar a sua duração. Ao reduzir o número de parafusos e ter peças comuns, as operações de manutenção requerem um mínimo de tempo (MTTR) e a fiabilidade é bem superior a um ano (MTBF). Além disso, ter a mesma unidade de dosagem para todas as aplicações de selagem e de insonorização reduz o investimento em formação e os custos de peças de substituição para a oficina de pintura. Para responder aos requisitos das fábricas IOT, o equipamento é monitorizado por sensores de pressão e temperatura, pelo que todos os dados do processo de dosagem estão constantemente disponíveis para os servidores de dados.

Para obter o melhor desempenho desta solução, concebemos um sistema único de controlo "Dual Loop", que lhe permite adaptar-se às mudanças de temperatura das instalações. Combinando tanto o circuito do caudal (a uma velocidade de 5ms) como o circuito de pressão de alta velocidade (a uma velocidade de 1ms), o software evita o efeito de "rabo de peixe" da queda de pressão de disparo do gatilho, e o efeito de "fervura" do excesso de pressão durante uma pausa de disparo do gatilho. O L1K pode antecipar um aumento de pressão antes da abertura pistola e reduzir a pressão (retraindo o pistão) após um disparo, para estar à pressão correta para o próximo disparo. O resultado de toda esta tecnologia é uma aplicação estável, constante e robusta para qualquer tipo de LASD.

Saiba mais sobre a nossa instalação em NISSAN Sunderland.

 

Aplicação contínua LASD

Aplicação contínua LASD

No caso de volumes elevados para dispensar, podemos também usar uma regulação de circuito fechado com fluxímetros de massa.
O nosso conceito de recirculação com bombas QUATRO permite ter sempre material fresco na cabeça da pistola com uma temperatura controlada e estável.
Elevadores duplos podem executar uma mudança de horário para permitir que a produção seja executada sem paragens.
As bombas booster duplas QUATRO permitem obter um caudal mais elevado e podem continuar a dispensar em caso de manutenção numa das bombas.

Concepção modular

Concepção modular

Esta solução é modular e responde às suas exigências:

  • Tamanhos de recipientes diferentes
  • Grande escolha de tamanhos de câmara
  • Válvulas de saída diferentes: flatstream, spray
  • Gestão da zona aquecida: placa seguidora, pistão da bomba, mangueiras, caudalímetro...
  • Alimentação de mais estações, etc