Bell rotativa

A bell rotativa proporciona o melhor acabamento

Acabamento superior para uniformidade de pulverização

A bell assegura uma uniformidade do espectro de tamanhoe de gota, resultando em níveis de acabamento elevados

Flexibilidade

Dependendo da reologia da tinta, do tamanho do molde e do nível de atomização necessário, deve ser escolhida a bell adequada, na gama de 35 mm a 80 mm de diâmetro, com formas côncavas ou exponenciais

Bell de longa duração

O primeiro nível de bell de alta velocidade é em alumínio, garantindo baixo peso e compatibilidade com a maioria das tintas. Para uma vida útil ainda maior e para utilização com tintas especiais, a Sames recomenda bells fabricadas em titânio, devido à sua elevada resistência à abrasão. Todas as bells têm um distribuidor em titânio.

Tecnologia de pulverização bell

A atomização com bell rotativa é um processo de elevada energia que cria um espetro ótimo de tamanhos de gota para a aplicação de tinta. A tinta flui através de um injetor central e é dispersa desde o centro até às extremidades da bell rotativa, que roda a uma velocidade elevada (normalmente de 25 a 70 krpm). As forças centrífugas formam filamentos de tinta que se fragmentam no ar em gotículas. A nuvem de tinta é então moldada e transportada pelo fluxo de ar de formação, e geralmente reforçada por um campo eletrostático, alcançando uma taxa de transferência extremamente elevada.

Quanto maior a viscosidade da tinta, maior deve ser a rotação da bell para obter o mesmo espectro de gotículas. O efeito da alta tensão ajuda a diminuir o tamanho das gotículas, produzindo um filme uniforme em condição húmida e proporcionando uma orientação preferencial das partículas metálicas, otimizada pelo ar de moldagem Vortex na peça revestida.

Como funciona?

Uma turbina pneumática movimenta a bell a alta velocidade de rotação, proporcional ao caudal e pressão do ar. A leitura da velocidade é realizada através da análise da frequência sonora, tecnologia inventada pela Sames.

O sensor acústico fornece uma medição de velocidade extremamente precisa (<1%) e fiável, sendo a melhor alternativa aos sistemas óticos convencionais, que utilizam fibra de plástico frágil e sensível à sujidade e à tinta.

A bell, com o seu design leve, é equilibrada com precisão para alcançar uma elevada velocidade de rotação. Fabricada com os mais elevados padrões de precisão da indústria aeronáutica e aeroespacial, a bell é construída em alumínio ou titânio.

Como resultado da conceção das nossas próprias turbinas Sames, temos um controlo total sobre o desempenho dos atomizadores.

Image

Aplicações metálicas

Na camada de base e acabamento, o efeito metálico da tinta pode ser comprometido pelo efeito eletrostático e pela tecnologia bell de baixa velocidade das partículas. No terreno, as partículas metálicas tendem a orientar-se e perder o seu efeito refletor dentro do filme aplicado. Concebemos sistemas de cabeça de bell específicos com um efeito de cortina de ar eficiente e uma velocidade de rotação elevada com um grande diâmetro de bell.
Este princípio aproxima-se muito da qualidade de aplicação de uma pistola em termos de aspeto da cor, mantendo ao mesmo tempo as vantagens do processo de bell com uma maior taxa de transferência e uma superfície uniforme.

Image

Dispersão do tamanho das gotículas em número e volume. O diâmetro médio D10 é de cerca de 29µm para a pistola nestas condições.

Dispersão equivalente de gotículas com bell

Dispersão do tamanho das gotículas em número e volume. O diâmetro médio D10 é de cerca de 29µm para a bell nestas condições, obtendo os mesmos resultados que a pistola.

Aplicações de bell de caudal elevado

Graças à elevada velocidade de rotação, é possível controlar o tamanho das partículas e, por conseguinte, obter uma boa qualidade de acabamento com o caudal de tinta mais elevado exigido na produção (até 1000 cc/min em alguns casos).