Extrusão projetada

Tecnologia de extrusão

Aumentar a velocidade da aplicação com a tecnologia de deposição de cordões

Processo através do qual o produto comprimido é projetado, permitindo uma aplicação a uma maior distância da peça de trabalho. A aplicação de cordões é comummente utilizada em alguns mercados e aplicações onde o tempo de ciclo é importante e a velocidade de aplicação deve ser aumentada. Por conseguinte, a distância de aplicação precisa de ser aumentada para obter movimentos mais suaves no ponto central da ferramenta (TCP) do robot, especialmente quando existem variações significativas na superfície alvo, ou ainda vibrações na peça no seu próprio suporte.

A extrusão projetada é uma forma tolerante de aplicar um cordão numa superfície complexa, a alta velocidade (>500mm/s) e com más condições de suporte da peça de trabalho.

Image

Aplicador montado no robot:
neste caso, os movimentos do robot são críticos, mas a fixação da peça é estável e sem vibrações.

Montagem do aplicador num pedestal:
neste caso, a peça de trabalho pode não ficar perfeitamente fixa, especialmente se for larga e fina. A distância de projeção pode variar durante o trabalho, e o resultado final dependerá da qualidade do controlo do cordão.

Gestão dinâmica do cordão

Para obter um cordão perfeito na peça, o caudal de produto deve ser controlado com precisão durante o movimento, especialmente, quando o robot abranda (ângulos). Os controladores e os sistemas otimizados da Sames permitem responder a estes desafios.