Eletrostático

O principal benefício da utilização de carga eletrostática, campo e efeito, é melhorar drasticamente a eficiência de transferência, que é a quantidade de material que podemos obter na peça Vs a quantidade entregue no processo de Revestimento.

O processo de Revestimento Eletrostático utiliza propriedades físicas da eletricidade para melhorar os revestimentos de pintura. Toda a Superfície da peça a ser pintada atrai as Gotas de tinta carregadas negativamente.

O campo Eletrostático pode atingir 100.000 V com uma corrente muito Baixa (valor aproximado de 100 µA em Carga interna).

É criado por um gerador de Baixa tensão, fornecendo um sinal a um transfómero de Alta tensão, chamado cascata de Alta tensão.

Este efeito pode ser utilizado para tintas líquidas e em Pó em Pistolas de Pulverização (Tecnologia Airspray ou Airmix®) e atomizadores rotativos bell.

Poupança de tinta:com uma Alta eficiência de transferência e também Revestimento lateral com o efeito envolvente.

Image

O segundo efeito Eletrostático numa Pulverização líquida, consiste em reduzir o diâmetro médio das Gotas em função da tensão aplicada. Ajuda a harmonizar o tamanho e a reduzi-lo, levando a uma melhor e uniforme qualidade de acabamento, e especialmente com viscosidades mais altas (Verniz, tintas à base de água) acima de 100MPa.s

Image

Adicionada às Tecnologias eletrostáticas líquidas existentes, a eletrostática irá melhorar o tamanho das partículas de tinta (mais homogéneas e finas) e adicionar eficiência de transferência no processo de Revestimento, aumentando a espessura ou a velocidade de aplicação.

Image

As partículas de tinta carregadas estão num campo Eletrostático que gera uma força eletrostática proporcional à carga e ao valor do campo. Assim, a força aplicada à partícula dependerá da sua própria carga e da Localização física onde ela verá um campo Eletrostático com um nível diferente.
isto explica que temos uma melhor eficiência com carga direta (mais cargas na partícula), maior campo e menor distância. Também explica o efeito envolvente, porque mesmo atrás de peças existe um campo e a tinta é atraída.

Image

O equilíbrio das forças aplicadas a cada partícula é o seguinte
- velocidade dinâmica dada pela média da Pulverização (efeito do ar e da pressão, efeito de sino rotativo) e reduzida pelo atrito no interior do ar
- peso da partícula
- força Eletrostática
Dependendo do momento, estas 3 naturezas de forças tornar-se-ão mais ou menos importantes.
O efeito Eletrostático e o Peso são estáveis, e dependem da partícula, quando a velocidade diminui quando a partícula se aproxima da Superfície.
O peso moverá basicamente a Pulverização para o chão, e a alta velocidade limitará o efeito eletrostático à volta da peça. Com uma baixa velocidade podemos obter o máximo efeito de atração, sendo a força Eletrostática a mais elevada, e com alta velocidade da partícula, obtemos um ressalto na Superfície e uma fraca Quantidade de partículas que ficam na superfície (baixa eficiência de transferência).

Image

Excelente qualidade de acabamento

Menos efeito casca de laranja, espessuras uniformes e brilho melhorado devido à harmonização do tamanho e à redução das Gotas.

Redução das emissões de COV e dos resíduos de tinta

COV (Compostos Orgânicos Voláteis), substâncias químicas orgânicas que têm uma pressão de vapor elevada à temperatura ambiente normal e podem ser prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente.
A redução de resíduos de tinta leva a poupanças de custos na Quantidade de Material, mas também no tratamento de resíduos na cabine.

Aumentar a Produtividade

É necessário menos tempo para processar a mesma área de superfície, levando a uma maior produtividade de uma linha existente. Pode evitar o investimento em novas linhas quando é necessário aumentar a produção, acrescentando apenas o efeito Eletrostático no processo de Revestimento.