Princípio de regulação
Tecnologia de regulação
Os reguladores de pressão de produto são utilizados para reduzir a pressão de produto fornecido por uma bomba. Os reguladores são concebidos para fornecer uma pressão de produto constante com base nas entradas ou definições do regulador. Os reguladores de produto devem ser colocados o mais próximo possível do ponto de aplicação.
O regulador de produto fecha e interrompe a circulação de produto quando a pressão a jusante na mangueira de produto do regulador é superior à pressão definida no próprio regulador.
A pressão de entrada do produto deve ser superior em cerca de 40% à pressão regulada. Para um bom controlo num sistema de regulação pneumática, é necessário um fornecimento de ar estável. As pulsões no fornecimento de produto deve ser minimizada para ajudar a garantir o funcionamento ideal do regulador.
CAUDAL DE PRODUTO
Desequilíbrio de forças: o pistão de ar não se move, a esfera de controlo do pistão verifica se a "entrada de produto" é fechada pela pressão de produto.

QUEDA DE PRESSÃO
Assim que ocorre uma queda de pressão no sistema, o pistão do regulador move-se com a pressão do ar, abrindo a válvula de esfera e permitindo que o produto flua para a câmara 2.
